• Bruno Rodrigues e Cristiane rosa

Nas delícias do Flamengo


O Viagem Sem Escalas decidiu fazer um roteiro sem gastar muito. Por isso, fomos para os bairros do Flamengo e Catete, fora do circuito dos turistas. E ficamos apaixonados. Primeiro, começamos com uma bela caminhada na praia do Flamengo. As águas calmas da praia são um deslumbre, e a vista é incrível. Ainda ficamos deleitados com os belos jardins de Burle Marx.

Depois, decidimos para para um lanche no lindo Museu da República e seu belo jardim, em meio ao cenário urbano. Lá o clima é de paz e de relaxamento, entre as esculturas de bronze, os passarinhos e os pequenos lagos. O Museu sedia o Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867. O casarão foi erguido quando o Rio de Janeiro era então a capital do país. Com estilo eclético, foi desenhado pelo arquiteto Gustav Waehneldt e os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldi. Ficamos deslumbrados pela entrada do Palácio, com suas seis colunas de mármore que levam à escada principal.

As instalações do Museu contam ainda com exposições abertas ao público e muitas histórias do Rio antigo. Mais infos no site museudarepublica.museus.gov.br