• Viagem Sem Escalas

Na  Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador na Bahia

Atualizado: Out 9

Salvador, na Bahia, vai além do Pelourinho. Por isso, não deixe de conhecer a Ribeira e ir até a Basílica do Senhor do Bonfim. A igreja foi local de peregrinação do século 17, devoção que continua até hoje. A magia deste ícone da fé baiana é envolvente.

A Basílica foi construída para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. Em estilo neoclássico e fachada em rococó, a Basílica segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.

Reserve hotel em Salvador pelo Booking.com com desconto especial de R$ 100. Basta clicar aqui e saber tudo.

A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. É lá que nasceram as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. Foi em 1809. Na época chamadas de “medidas”, porque tinham exatamente 47 centímetros, que é a medida do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim.

A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor. A Lavagem (das escadarias da Igreja) do Bonfim é a mais importante festa religiosa da Bahia. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros de festa.

A história do Senhor do Bonfim

A devoção ao Senhor do Bonfim ganha forças quando Dom João V, diante da imagem do Senhor do Bonfim, fez promessas pelo restabelecimento da saúde de seu pai, o rei Dom Pedro II. Theodózio Rodrigues de Faria, capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim, havia feito uma promessa durante uma tempestade de que, se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia.

Como rezar o terço

Inicie: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Reze a oração do Creio e do Pai-Nosso, três Ave-Marias e o Glória ao Pai.

Orações do Santo Terço

Creio Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém.

Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco e bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salve Rainha Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Depois contempla-se, antes de cada dezena, o mistério do Terço rezado naquele dia.

Mais detalhes em www.santuariosenhordobonfim.com

Saiba mais sobre nossa aventura em Salvador. Clique em www.viagemsemescalas.com/salvador