top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Roteiro em Lisboa: Fundação José Saramago



Portugal também é literatura. E Lisboa conta com uma preciosidade na sua área central: a Fundação José Saramago, localizada na Casa dos Bicos.



No local há uma exposição permanente dedicada à vida do escritor, chamada de “A semente e os frutos”. Há a máquina de escrever do escritor, manuscritos e os diversos livros que são verdadeiras obras-primas da literatura mundial.



Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, e do Prêmio Camões em 1995, Saramago é autor de mais de 40 títulos. Ele publicou seu primeiro livro em 1947, chamado “A viúva”. Foi editorialista no “Diário de Lisboa” e diretor do “Diário de Notícias”.



Teve obras traduzidas no mundo inteiro como “Ensaio sobre a cegueira”, “Todos os nomes”e “A Viagem do Elefante”- a obra favorita do Viagem Sem Escalas.



Visitar a Fundação é promover a difusão da literatura. A narrativa de Saramago, como bem disse Fernando Gómez Aguilera, é marcada pela desmitificação da História como a censura dos desvios contemporâneos tendo como base a solidariedade e compaixão do ser humano.



Não por acaso foi o primeiro ganhador do Nobel de literatura em língua portuguesa. Há ainda homenagem a eterna Marielle Franco

Kommentit


bottom of page