top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Roteiro em Lisboa: Mosteiro dos Jerônimos

Atualizado: 29 de ago. de 2023



Na visita a Lisboa, não deixe colocar no roteiro a visita ao Mosteiro dos Jerônimos, um dos ícones da capital portuguesa.



Trata-se de uma obra-prima da da arquitetura portuguesa e está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.



Por isso, prepara-se para enfrentar filas longas para conhecer esse disputado espaço, que é o conjunto patrimonial mais visitado de Portugal. Mas a dica do blog é que vale a pena o esforço, pois a visita vale cada segundo do tempo.



O mosteiro foi  construído pelo rei D. Manuel I, cujo reinado decorreu entre 1495 e 1521. Contemple a igreja, sede da Paróquia de Santa Maria de Belém, e o claustro, do século XIX, com diversos espaços que revelam a história do país, além da tumba de Fernando Pessoa.



E repare  nos detalhes. As referências às grandes navegações como frutas e animais tropicais, além das especiarias da Ásia, estão por toda a parte.



Na entrada os túmulos do poeta Luís de Camões, autor do poema épico "Os Lusíadas", e de Vasco da Gama, comandante da armada que em 1497 rumou para a Índia. Nas capelas laterais, estão sepultados os reis, príncipes e infantes descendentes de D. Manuel I. Na capela-mor, reconstituída posteriormente por Jerónimo de Ruão, encontram-se os túmulos de D. Manuel I, do seu filho D. João III e suas esposas.


Comments


bottom of page