top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

As descobertas de Valle do Elqui, no Chile

Atualizado: 9 de out. de 2020


Se você está na Chile, não pode perder a oportunidade de dar um pulo no Valle do Elqui. O local - designado como o primeiro Santuário Internacional de Céus Escuros do Mundo - está a 500 quilômetros ao norte da capital, Santiago. A dica é se hospedar na cidade de Vicuña. Lá é possível se deliciar com as vinícolas, destilarias de pisco e, claro, os povos coloniais. Mas nem se preocupe os hotéis oferecem todos os passeios.

Com quatro grandes centros de investigação astronômica, atmosférica e geológica, que estão entre os mais importantes do mundo, o Santuário é um dos poucos lugares do planeta que oferece uma excelente visualização de estrelas, convidando à contemplação profunda em um ambiente seguro e estável.

O Viagem Sem Escalas descobriu que o nome da cidade de Vicuña é uma referência a um animal andino. O lugar será chamado “Santuário de Céu Escuro Gabriela Mistral”, em homenagem à importante poetisa chilena nascida em Vicuña, principal cidade do Valle de Elqui. Por isso, você tem de dar uma passadinha museu do que conta a vida e obra da poetisa Gabriela Mistral, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Mais infos no site www.mgmistral.cl

Uma boa opção para se hospedar em Vicuña (Ou Vicunha) é no hotel Terra Hotel. Mais infos no site www.terralhotel.cl/

A nossa sugestão é ir na vila El Molle, uma vila charmosa com muitas coisas típicas, como o Pisco. Há outras opções como os povoados como Algarrobillo, El Tambo, Peralillo e San Isidro, rodeados de vinhedos ou arvores frutíferas, com arquitetura de adobe e belas igrejas. Para completar a viagem, que tal visitar o observatório astronômico Mamalluca? Mais infos no site www.turismoastronomico.cl/observatorio-mamalluca

A melhor forma de chegar na região é de avião (há voos entre Santiago e La Florida, em La Serena) ou de carro (De La serena, vá pela direção leste, pela rota 41 até Vicuña).

bottom of page