top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Hieronymus Bosch em Lisboa

Atualizado: 9 de out. de 2020


Quem está em Lisboa e é fã da obra de Hieronymus Bosch não pode deixar de conferir o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Com um grande acervo de obras sacras, o maior tesouro desse museu é o tríptico das Tentações de Santo Antão, Prisão de Cristo e Caminho do Calvário. O tríptico integra os quatro elementos do Universo (céu, terra, água e fogo). E, claro, pesquisamos um pouco da história do quadro. No tríptico encontra-se a tentação e a solidão do homem perante o mal, expressada em uma falsa e provocadora beleza e que domina o mundo terreno. Nas faces internas, o tríptico mostra os passos de Santo Antão, tentado e seduzido pelos demônios até encontrar o caminho para a salvação. Nas faces externas, figuras populares perturbam o caminho de Cristo, da prisão até ao Calvário, acentuando um domínio generalizado do mal.Amamos esse mestre da pintura!Mas consulte antes o museu se a pintura está em exposição. E vale cade minuto gasto, já que ainda há esculturas do Século XIX e outras pinturas dos mais variados artistas.

A melhor forma de chegar ao museu é pegar o ônibus 727, que passa pelo Rossio, por exemplo. Mis infos no site http://www.museudearteantiga.pt/

Leia mais: Veja aqui o roteiro pelo circuito Praça do Comércio - Rossio - Castelo de São Jorge. Clique no nosso link, AQUI.

Veja aqui o roteiro completo pelos principais pontos turísticos do bairro de Belém. Clique no nosso link, AQUI.

bottom of page