top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Em Nazaré, um centro histórico

Atualizado: 9 de out. de 2020


Hoje, o Viagem Sem Escalas chegou em Nazaré, cidade no litoral de Portugal e dona de uma beleza única. A melhor forma de chegar na cidade é de carro. Há vários estacionamentos por lá, como Parque de Estacionamento Subterrâneo da Nazaré, localizado no Largo Cândido dos Reis. Mais infos clique aqui.

Ao estacionar o carro, o ideal é ir andando pela orla da Praia de Nazaré até chegar no funicular, que sobe até a área mais bacana da cidade, o Sítio de Nazaré - considerada a parte histórica de Nazaré. É uma parte da cidade acima de uma falésia, com vista panorâmica da cidade e das praias. É possível chegar lá de carro, embora não haja muitas vagas na rua. Então, não recomendamos. Lá no Sítio, não faltam bons restaurantes e boas lojinhas de rua, vendendo todos os tipos de enfeites e doces típicos, como o Bolo de Berlim (ou Sonho, como é chamado no Brasil). Então, é um ótimo lugar para o almoço e as comprinhas. Mas não deixe de visitar o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Como as outras igrejas de Portugal, uma das paredes é revestida de azulejos holandeses. É lá também que está uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, do ano de 711. Mas para ver é preciso pagar. Foto abaixo.

Um detalhe que chama a atenção é uma pintura que conta a história da Lenda de Nazaré, no Século XII. Diz a história que um homem caçava um veado em meio a um nevoeiro no litoral. E, quando percebeu, estava no topo da falésia à beira do precipício. Então, percebeu que estava do lado de uma gruta onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora com o Menino. E, ao pedir proteção, o cavalo fincou as patas na rocha. E se salvou. Foto abaixo.

Há ainda uma pequena capela de Nossa Senhora da Nazaré. A capela é encostada no mirante, tendo uma pequena janela com a vista da praia. É toda coberta com os típicos azulejos portugueses, que retratam a imagem do cavaleiro perseguindo o veado e a Nossa Senhora lhe salvando. É preciso descer alguns degraus. Foto abaixo.

Nazaré é ideal para passar dois a três dias, tendo a praia como protagonista da viagem. Outra opção para chegar à cidade é contratar excursões como a das empresas Cool Tour Lisbon e Fatima Mini Tours.

Veja aqui o que fazer em Fátima Veja aqui o que fazer em Alcobaça e Batalha. Clique AQUI

bottom of page