top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Os dez segredos do Tierra Chiloé Hotel & Spa, no Chile

Atualizado: 9 de out. de 2020


A dica de hoje é aproveitar o conforto do hotel boutique Tierra Chiloé Hotel & Spa, no Chile. O espaço fica no arquipélago de Chiloé, às margens da Baía de Rilán. O ideal é ir ao local de janeiro a março, já que o clima é ameno, os dias são mais longos e as ofertas de passeio ao ar livre são abundantes. O hotel é tão especial que decidimos revelas dez segredos desse incrível cenário.

1. O Tierra Chiloé possui uma arquitetura inspirada nos tradicionais “palafitos” da ilha (casas construídas sobre pilastras à beira do mar). Seu desenho geométrico sustentável permite otimizar a energia natural, graças ao estudo do terreno. Seguindo antigas técnicas de carpintaria chilotas, o hotel é revestido com as clássicas telhas de alerce, em um trabalho realizado junto com a comunidade local. 2. O hotel conta com uma iluminação 100% eficiente, entre lâmpadas de baixo consumo e LEDs. Todo o edifício foi isolado termicamente e as janelas têm painéis térmicos de tecnologia "Low-E", que ajuda a economizar 66% da energia que seria perdida através de um simples envidraçado.

3. A cultura chilota faz parte do design de interiores do hotel, através do uso de tecidos de lã, cestaria e esculturas de madeira, feitos à mão por talentosos artesãos chilotas. 4.Lembre-se de deixar a sua cortina aberta ao dormir, assim é possível não apenas ver as estrelas sobre o mar, mas assistir ao espetáculo colorido do nascer do sol a partir do conforto de sua cama, com o vulcão Michimauida ao fundo.

5.O Tierra Chiloé é o único hotel que tem o seu próprio barco para navegar o arquipélago visitar as ilhas. Seu nome é "Williche" que, em mapudungun significa "povo do sul", uma homenagem aos primeiros nativos da área. Ele tem 17 metros de comprimento, mais de 5 metros de largura e foi construído seguindo as antigas técnicas chilotas em um cais na área. 6. Um pequeno pássaro chamado "Zarapito" chega a Chiloe vindo do Alasca, em um voo migratório épico, de mais de 16.000 quilômetros - uma grande viagem para desfrutar o verão nas zonas úmidas do arquipélago. Você pode vê-lo das áreas comuns do hotel, onde binóculos ficam à disposição para observação de aves.

7.É possível fazer um circuito de autoguiado ao redor do hotel. Seguindo o conceito de "permacultura", foi criada uma horta que tem características de culturas renováveis ​​e permanentes, com ervas, vegetais e flores para a polinização. Há cenouras, tomates, rabanetes, morangos silvestres, feijão e flores comestíveis, como amores-perfeitos e malmequeres. Também incorporamos uma estufa onde temos manjericão, tomilho, alface, tomate, espinafre e orégano, entre outros. Na parte exterior do campo, há cultivo de alho, diferentes tipos de batatas nativas, cebola e repolho, dependendo da época. Todos estes produtos são cultivados pelos locais, aplicando as técnicas típicas de Chiloe, e são incorporados à gastronomia do hotel. 8. O Tierra Chiloé Hotel & Spa tem 4 hectares cultivados, o que corresponde a mais de 40% de seus jardins. Aqui estão 18 espécies de plantas, tais como ervas, frutas e vegetais, incluindo 9 espécies nativas da área, como avelã e rosa mosqueta. 9.Próximo ao hotel fica o pantanal Pullao, que pertencente à Rede Hemisférica de Reserva para Aves Playeras (RHRAP). Entre setembro e março, há duas espécies migratórias de importância científica internacional : zarapito trinador e zarapito bico reto. Estima-se que 30% da população mundial destas aves sobrevive porque consegue se alimentar em Chiloé.

10. A gastronomia do Tierra Chiloé Hotel & Spa usa 90% dos ingredientes da área chilota, como ovos, frutas, peixe fresco do dia, ostras e batatas nativas. Além disso, incorporamos receitas tradicionais em nossa cozinha e convidamos os nossos clientes a fazer parte da preparação do curanto, prato típico do arquipélago.

Mais informações podem ser obtidas em www.tierrahotels.com, pelo telefone 0800-8918522 (Brasil)

Quer mais dicas sobre o Chile, clique aqui

bottom of page