Cadê meu PC e smartphone?

14.08.2017

 

 A crise afeta o mercado mundial de eletrônicos. Segundo  pesquisa da Gartner, as remessas mundiais de PCs, tablets e smartphones deverão exceder 2,3 bilhões de unidades em 2017, um declínio de 0,3% em relação a 2016. O mercado deve voltar a crescer em 2018, com um aumento de 1,6% nas remessas.

"No geral, o crescimento de remessas do mercado de dispositivos está estável pela primeira vez em muitos anos", afirma Ranjit Atwal, Diretor de Pesquisas do Gartner. "As remessas de PCs são ligeiramente mais baixas, enquanto as de smartphones estão um pouco maiores — levando a uma reconsideração da leve queda nas vendas da previsão anterior."

As remessas de PCs estão em ritmo de queda de 3% em 2017, mas a taxa de declínio é menor do que nos últimos anos, atenuada pela compra de substituição do Windows 10. Os preços de componentes como memória DRAM e discos rígidos SSD continuam a aumentar, criando turbulência para o mercado global de computadores e — em menor escala — para o de smartphones. O impacto do preço dos componentes de PCs será reduzido para os compradores, já que os fabricantes absorvem parte do custo em suas margens, com receio de possível redução de sua participação em um mercado competitivo.

“Os consumidores de computadores continuam a priorizar a qualidade e a funcionalidade em vez do preço”, diz Atwal. “Muitas organizações estão chegando ao final de seus períodos de avaliação para o Windows 10 e agora estão aumentando a velocidade com que adquirem novos PCs, já que é possível ver benefícios claros de uma melhor segurança e um hardware mais novo.”

Já as remessas globais de smartphones crescerão 5% em 2017, atingindo aproximadamente 1,6 bilhão de unidades. Os gastos dos usuários finais continuam a mudar de telefones utilitários de baixo custo para smartphones "básicos" e "premium" com preços mais elevados. O mercado de smartphones agora é mais dependente de novos dispositivos que oferecem algo diferente, uma vez que os usuários estão ampliando seus ciclos de compras e precisam ser atraídos para a substituição. 
 

Tags:

Please reload

Covid muda VisitPortugal para ReadPortugal

May 2, 2020

1/10
Please reload

O Nordeste do Brasil encanta. O Viagem Sem Escalas acaba de chegar em Cumbuco, cidade pertinho de Fortaleza, capital da ensolarada Ceará. Que terra linda! Para começar nossa trip, separamos algumas dicas para esquentar a nossa aventura.

1. Praia do Cumbuco

Nossa primeira...

>

Please reload

Pelo mundo a fora
Please reload