top of page
  • Redação

Quanto custa a rede 5G?

Atualizado: 9 de out. de 2020


O blog conversou hoje com Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil e ex-Presidente Executivo da ETNO, European Telecommunications Network Operators’ Association, para falar sobre a rede 5G. O que é mais interessante é que construir uma rede nova no Brasil vai custar nada menos que US$ 30 bilhões. Por isso, o especialista diz que a solução no Brasil é fazer uma rede compartilhada. Será melhor solução, diz Luigi, nesses tempos em que muito se debate a questão da qualidade nas telecomunicações.

Será que a solução seria a cração de uma parceria público privada cuja missão seria construir uma nova rede móvel de última geração 5G cobrindo o Brasil inteiro? Vamos ver. O que sabemos até agora é que a nova rede 5G terá potencial para mudar a forma como se comunicam máquinas, dando nova cara à indústria de carros, saúde e muitas outras.

"Hoje, o Brasil tem infraestrutura de telecomunicações que deixa muito a desejar, com baixos investimentos, pouca concorrência, preços elevados e serviço de má qualidade, além de uma cobertura muito desigual em diferentes regiões do país.Investimentos em 4G já estão sendo feitos com muito atraso. Hoje, todos os clientes de telefonia móvel na China, por exemplo, têm acesso à 4G", disse Luigi.

"Os clientes da “5GBrasil” não seriam só as operadoras de telecomunicações mas também as emissoras de TV, a indústria verticalizada (automobilística, transportes, logística, indústria 4.0...) e as empresas de Internet. Todos teriam acesso à nova rede nas mesmas condições e sem discriminações. Os novos modelos de negócios, sustentados no acesso à fibra óptica generalizada e na partilha dos elementos ativos da rede, vão transformar o papel das empresas", informou Luigi.

A ver.

Quer saber mais sobre o mundo Geek? Clique aqui

bottom of page