Ilha de São Miguel, nos Açores: dez dicas imperdíveis

Relaxar em parques naturais com fontes de águas termais, curtir um visual deslumbrante em um belo mirante  e  visitar fábricas artesanais de chá e licores. Não falta programação na Ilha de São Miguel! Listamos aqui dez dicas imperdíveis.
Não esqueça de alugar um carro assim que chegar no aeroporto da Ilha de São Miguel. Alugar um carro é essencial para aproveitar a ilha e todos os seus encantos. O ideal é ficar de quatro a cinco noites completas! Aproveite! O Viagem Sem Escalas optou pela Sixt. Mas lá há varias opções e todos são incríveis! Você vai gostar! 

Veja nosso vídeo especial:

 1. Fontes de águas termais:  Caldeira Velha
Um passeio imperdível é se banhar em um dos parques de águas de fontes termais, que contam com propriedades terapêuticas por ter alta concentração de ferro, minérios e  sais minerais. Listamos dois. 

Perto da Lagoa do Fogo, há a Caldeira Velha (foto acima), no Parque Natural de São Miguel. A entrada custa dois euros e em seu interior é possível desfrutar de piscinas com águas aquecidas e relaxar. Mas atenção: a temperatura da água pode chegar a 60 graus. Esse vapor vem direto do vulcão do Fogo. O espaço conta ainda com plantações de espécies endêmicas e uma bela cachoeira de água bem fria que forma um lago natural para o deleite dos turistas. O parque fica aberto até as 20h.

2- Fonte de águas termais: Poço da Dona Beija 

Já na Lagoa das Furnas é possível desfrutar também de outra fonte de água quente, cujo vapor vem do vulcão da região. Na bela Poça da Dona Beija (foto acima), cuja entrada custa três euros, os turistas se apertam nas cinco piscinas, que apresentam temperaturas de até 40 graus. A mais fria, com uma cachoeira natural, tem 28 graus. Ideal para passar uma tarde, o espaço fica aberto até as 23h e está localizado no centro de Furnas. É uma delicia

3. Fábricas de chás: Porto Formoso

 

A ilha de São Miguel também é conhecido pelos seus chás, com plantações do século XIX. Dizem que é nessa ilha de Portugal o único lugar da Europa onde é possível plantar chá devido ao clima. Os habitantes locais brincam que la é possível sentir as quatro estações em um só dia.  Por isso, visitar um fábrica de chá é parada praticamente obrigatória em São Miguel. Como a ilha não tem um período de seca ou de chuvas, as pragas não se criam por lá, fazendo com que não seja necessário usar herbicidas ou pesticidas.  Em geral, as colheitas ocorrem de abril a setembro, e a produção é basicamente para atender o consumo local.

Aproveite para degustar e conhecer a fábrica de Porto Formoso (foto acima). Parar aqui foi um achado e ocorreu meio ao acaso. A descoberta foi maravilhosa. A fábrica é linda e super elegante. E tem um visual incrível para o mar! Estacione o carro e aproveite. Comece fazendo muitas fotos. Depois, veja o maquinário - todos da Inglaterra! E,  claro, no final aproveite para tomar um chá num sala linda, que até lembra um estabelecimento da Inglaterra.

 

Leia Mais:

 

Onde comer na ilha de São Miguel

Não sabe onde se hospedar? Veja a nossa experiência em Pedras do Mar Resort & Spa

 

 

4. Fábricas de chás: Chá Gorreana

 Não deixe de conferir a fábrica de Chá Gorreana (fotos acima). Esse é o local mais famoso da ilha r está sempre lotado de turistas.  Há uma enorme parque fabril para entender como funciona o processo de fabricação dos chás. Depois, o turista se deleita com as funcionárias da empresa preparando o chá! É bem bacana. O melhor é que há um enorme restaurante onde é possível experimentar os chás e comprar doces típicos da região. Claro, nós paramos por alguns momentos e apreciamos todos os doces! Amamos!

5 - Fábrica de licor

Mas há opções também para quem aprecia um destilados. A dica é visitar a fábrica de Mulher de Capote, que funciona ainda praticamente de modo artesanal. Com uma produção de 800 mil litros por ano,  há muitos sabores inusitados, em especial licores de leite e frutas típicas da região, como banana, maçã e abacaxi. A entrada é gratuita. A casa-museu, onde é possível experimentar os mais variados sabores, fica em Ribeira Grande. Aproveite para comprar aquele presente para os amigos. Há varias opções bem interessantes, como uma vaca com licor em seu interior. 
 

6- Igrejas 

Ermida Nossa Senhora da Paz Fica (foto acima) em Vila Franca do Campo. Fica bem no alto da ilha. Para chegar lá, é preciso ir de carro. A visita compensa pelo projeto da igreja, seja pelas escadas e pelo visual. Essa é uma das igrejas mais famosas da Ilha. Por isso, coloque a igreja no roteiro.O local é cercado de lenda. Conta a história que pastorinhos que vigiavam seus rebanhos encontraram uma pequena imagem da Virgem Santíssima. Para homenagear o acontecimento, foi construída a Ermida.

 

Igrejas em Ponta Delgada 

Pelas simpáticas ruas da capital da Ilha de São Miguel, Ponta Delgada, guarda igrejas lindas, cheias de riqueza e com muitas missas. Por isso, a dica do Viagem Sem Escalas é apreciar a bela Igreja Matriz de São Sebastião.  Fica bem no Centro da cidade e é uma das mais famosas da Ilha. 

Também em Ponta Delgada, conheça a linda Ermida Mãe de Deus (fotos abaixo).

Como fica numa parte pouco mais alta do bairro, guarda uma bela vista da baía. 

Veja nosso vídeo especial sobre as igrejas: 

7- Ilhéu Vila de França

Em São Miguel, nos Açores, conta com um lugar espetacular: o ilhéu Vila Franca do Campo, mais conhecido como Anel da Princesa. Ideal para para passar o dia, o local é o típico passeio paradisíaco. O local é resultado de vulcão, hoje inativo, que criou uma piscina natural, onde as pessoas tomam banho de sol e nadam o dia inteiro. 

Saiba tudo aqui no post que já fizemos. Clique aqui

8 - Miradouros

Na Ilha de São Miguel, nos Açores, um dos passeios imperdíveis é montar um roteiro com direito a muitos miradouros. O visual é único e o atrativo principal é contemplar a natureza. Mar, montanhas e muito verde. Por isso, o Viagem Sem Escalas listou os melhores, em locais distintos da ilha.  Saiba tudo aqui no post que já fizemos. Clique aqui 

9- Praias  

Na Ilha de São Miguel, além das belas lagoas, é possível separar um tempo para curtir as praias e as piscinas naturais dos Açores. Há vários lugares incríveis. Listamos aqui as quatro mais bonitas, bem perto dos principais pontos turísticos 

Saiba tudo aqui no post que já fizemos. Clique aqui

 

10- Lagoas  

Na Ilha de São Miguel, nos Açores, no meio do Oceano Atlântico, os vulcões, embora estejam sem atividade há milhares de anos, criaram crateras com exuberantes lagoas de água doce pelas mãos da própria natureza.  E hoje três dessas áreas -  Sete Cidades, Furnas e Fogo - formam a principal atração turística. E por isso estão cercadas de cachoeiras, trilhas e empresas que oferecem atividades esportivas variadas. O ideal é conhecer uma lagoa por dia.  Saiba tudo aqui no post que já fizemos. Clique aqui

Tags:

Please reload

Dez dicas para conhecer o Rio de Janeiro

March 16, 2020

1/10
Please reload

O Nordeste do Brasil encanta. O Viagem Sem Escalas acaba de chegar em Cumbuco, cidade pertinho de Fortaleza, capital da ensolarada Ceará. Que terra linda! Para começar nossa trip, separamos algumas dicas para esquentar a nossa aventura.

1. Praia do Cumbuco

Nossa primeira...

>

Please reload

Pelo mundo a fora
Please reload