Roteiro de um dia em Toulouse

Andar por Toulouse é respirar e sentir de uma só vez o clima histórico da Occitânia e a modernidade oriental. É ainda unir as belezas naturais e as construídas pelos homens nos últimos séculos.  Por isso, o Viagem Sem Escalas apresenta um roteiro de um dia pelo centro histórico de Toulouse. Comece na Capela das Carmelitas e em seguida aprecie a Basílica de Saint-Sernin. Depois, relaxe no Jardim Japonês, contemple o Canal de Brienne e observe a força da água no Espace EDF Bazacle. Um luxo! 

 

Capela das Carmelitas 

Comece bem cedinho com uma visita na Capela das Carmelitas, considerada a Capela Sistina da França. Quem já visitou as duas vai notar similaridades entre as construções - com o belo teto cheio de pinturas dos artistas Jean-Pierre Rivalz e Jean-Baptiste Despax. O espaço foi construído no Século 17. Hoje há apenas a Capela, mas antes era um Convento, que foi destruído durante a Revolução Francesa. Mas fique atento ao horário de funcionamento - fecha às 17h. 
 

A capela tem abóbadas ogivais, teto com lambril de carvalho e  pedras angulares suspensas. Hoje o espaço é usado para apresentações musicais e eventos culturais. Mas, sem dúvida,foi um dos lugares que o Viagem Sem Escalas mais gostou de conhecer 

 

Basílica de Saint-Sernin  

Depois é hora de andar até a Basílica de Saint-Sernin, a mais importante de Toulouse e ponto turístico obrigatório para quem vai até lá! Foi construída em 1096 e é um dos símbolos da cidade. Você sabia que a igreja já foi o maior centro de peregrinação da Idade Média e até hoje é a maio construção religiosa dos romanos ainda na Europa? 
 

Não deixe de reparar nas criptas, nos órgãos, no altar principal belíssimo e nos púlpitos da igreja. A beleza impressiona. E hoje esse belo templo só não é considerado Patrimônio da Unesco porque em uma das restaurações antigas suas características antigas foram modificadas. Uma pena!

Saiba que ainda é possível descer na cripta  de São Saturnino, o primeiro bispo de Toulouse. Fecha às sete. Os diversos quadros ao redor da Basílica ajudam a explicar a história do Santo.


Veja nosso vídeo especial: 

Veja a história:

Em 250 - isso mesmo, em 250! -, Saturnino foi preso por "perturbar" os deuses greco-romanos. Depois de se recusar a renunciar ao cristianismo, ele foi torturado. Foi preso a um touro  e arrastado até a saída da cidade. Hoje, dizem, seu corpo está enterrado embaixo da Basílica. 

 

Jardim Japonês  

Agora, é hora de relaxar um pouco e contemplar um visual oriental em plena França. Por isso, a dica é conhecer o Jardim Japonês de Toulouse, chamado também de Jardin Japonais Pierre Baudis. O jardim fica dentro do Jardim Compans Caffarelli. O lugar é mágico. Vale a pena levar comida e fazer um picnic com um bom vinho. Ou, então, apenas relaxar nesse ambiente verde e com um astral maravilhoso. 


Veja nosso vídeo especial: 

Para chegar lá é preciso entrar no jardim e andar, pois esse pedacinho "japonês" fica bem escondido. Mas é revigorante para descansar do ritmo frenético das férias. 

São mais de dez hectares com várias plantas típicas japonesas e muitos lagos conectados entre si. Há ainda belas esculturas, como essa estátua de Buda! É como  estar no Japão com o gostinho da Europa! 

 

Espace EDF Bazacle  

Depois de conhecer o jardim Japonês, desça a rua até chegar no Canal de Brienne.  

O momento agora é, literalmente, se inspirar para uma poesia pluvial. Fomos apreciar a hidrelétrica da EDF, que tem um museu em pleno rio Garonne. É lindo de ver e contemplar. Mas, para entrar no museu, é preciso se programar, pois fecha às 17h. Mais de 100 mil turistas visitam o local por ano! É, de fato, um hit. 
 

Das margens é possível apreciar as turbinas no meio do rio que há mais de cem anos iluminam a cidade de Toulouse.

 

Você sabia que o Toulouse Pass Tourism consegue ótimos descontos e entrar de graça em vários museus e ainda tem direito a usar o metrô de forma gratuita? Clique aqui para saber mais

 

Obrigado  Visitez Toulouse! 

 

Please reload

Dez dicas para conhecer o Rio de Janeiro

March 16, 2020

1/10
Please reload

O Nordeste do Brasil encanta. O Viagem Sem Escalas acaba de chegar em Cumbuco, cidade pertinho de Fortaleza, capital da ensolarada Ceará. Que terra linda! Para começar nossa trip, separamos algumas dicas para esquentar a nossa aventura.

1. Praia do Cumbuco

Nossa primeira...

>

Please reload

Pelo mundo a fora
Please reload