top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

A Igreja do Rosário dos Homens Pretos em Salvador na Bahia

Atualizado: 9 de out. de 2020


O Pelourinho de Salvador na Bahia tem muitas igrejas. Uma das mais belas construções e parada obrigatória é conhecer a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.

Considerada a igreja do Pelourinho, que começou a ser construída em 1704, é dedicada à Nossa Senhora do Rosário. Com fachada em estilo rococó e na cor azul, as torres foram concluídas em 1781, junto com a fachada em estilo rococó, pelo mestre Caetano José da Costa.

 

Reserve hotel em Salvador pelo Booking.com com desconto especial de R$ 100. Basta clicar aqui e saber tudo.

 

Ela foi erguida pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos do Pelourinho, escravos que só podiam trabalhar na obra em seus momentos de folga.

Em seu interior, a igreja possui um corpo central, galeria e anexos. A devoção a Nossa Senhora do Rosário ressalta uma especial predileção à Virgem por parte dos negros.

Registros não faltam que falam do apego à maria para liberação da escravidão em que se colocou o negro no Brasil. A identificação dos africanos e seus descendentes com a Senhora do Rosário é um fenômeno que liga Brasil e África.

Por isso, quem visita a Igreja, percebe a louvação das comunidades negras brasileiras, desde os tempos da escravidão, a santos negros como Antonio de Categeró, Benedito, Elesbão e Ifigência. A devoção não é apenas porque eram negros mas por representarem exemplos de martírio. Santa Bárbara, cuja imagem chegou à Igreja do Rosário em 1987, parece introduzir um elemento cultural importante que é a vinculação do negro baiano à cultura religiosa afro-brasileira.

Na Bahia, é sabido que a Santa Bárbara é associada à Iansã, entidade do Candomblé. No Brasil, existe a crença de que mártires do cativeiro e da escravidão são bons intercessores de pedidos e logo agem como intermediários para a obtenção de graças. Na Igreja há devoção à Escrava Anastácia.

Saiba mais sobre nossa aventura em Salvador. Clique em www.viagemsemescalas.com/salvador

bottom of page