top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Roteiro por Sete Cidades

Atualizado: 9 de out. de 2020


O destino é Sete Cidades, eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal e resultado de quase 20 erupções ao longo de 5 mil anos - a última fase do colapso ocorreu há cerca de 16 mil anos. Separe o dia para curtir o local. Você pode ir de carro ou contratar uma empresa de turismo local. Nós optamos pela Futurismo, o que foi ótimo, pois fomos nos principais locais de sete Cidade. Além disso, o guia da Futurismo, Rodrigo Viveiros, foi super atencioso e explicou tudo para a gente.

Começamos o passeio na Mirador da Vista do Rei (foto acima). Lá é possível avistar as mais famosas lagoas: a Azul e a Verde, que se comunicam entre si. Embora uma esteja do lado da outra, suas diferentes cores originaram uma lenda, contada de geração para geração. "Diz a lenda que a princesa do reino das Sete Cidades se apaixonou por um pastor. O amor foi proibido pelo seu pai. Mas eles marcaram um último encontro de despedida e choraram. De seus olhos azuis, surgiu a lagoa azul. Das lágrimas do pastor de olhos verdes surgiu a outra lagoa. Embora não tenham ficado juntos, o amor deles ficou ali marcado para sempre. Mas se você não acreditar nisso, há uma explicação química. Uma tem mais algas que a outra e, por ser menos profunda, reflete o verde a sua volta", diz o guia Rodrigo Viveiros, da empresa Futurismo.

Aproveite para se deleitar e apreciar a visual. Do outro lado da rua, um hotel abandonado há mais de 20 anos atrai turistas mais curiosos. Muitos sobem a pé os cinco lances de escadas do antigo Monte Palace (foto acima) para tirar uma foto do visual. Ao pé das duas lagoas, é hora de aproveitar as águas geladas e praticar algum esporte. Empresas variadas montaram ali estandes de onde vendem diversas atividades aquáticas, com preços a partir de 15 euros.

Não deixe de ir também no Miradouro Boca do Inferno, que guarda outra vista espetacular para as lagoas. Nós não conseguimos ver, pois na hora em que estávamos o tempo fechou e nuvens deixaram o visual encoberto.

Ali bem perto, decidimos ir na Lagoa de Santiago (foto acima). Um bom ponto de referência é o Miradouro da Lagoa de Santiago. É conhecida por Lagoa do Inferno há centenas de anos por apresentar uma cor preta (por ter grande quantidade de rochas negras abaixo da água). Com medo que aparecessem demônios, os moradores rezavam a São Santiago como forma de proteção. A crendice acabou dando nome ao lugar que hoje atrai turistas.

Com a Futurismo, um passeio incrível!

Bike às margens das lagoas e caiaque:

Depois, aproveite para descer até às margens das lagoas Azul e Verde e fazer alguma atividade esportiva, como caiaque e bicicleta (foto acima). A empresa futurismo tem várias opções super bacanas. Veja aqui o site da empresa e confira as opções. O site é www.futurismo.pt

veja aqui o nosso vídeo especial

Não deixa ainda de conferir um pouco do charme das ruelas do centro de Sete Cidades (foto abaixo). É uma delícia.

Quer mais dicas de Açores? Vem ver nosso roteiro pela Lagoa do Fogo. Clique aqui

Quer mais dicas de Açores? Vem ver nosso roteiro pela Lagoa de Furnas. Clique aqui

Quer ver o roteiro completo da Ilha de São Miguel? Clique aqui

Olha o nosso vídeo especial sobre Sete Cidades:

bottom of page