top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

O Deserto do Atacama

Atualizado: 9 de out. de 2020

Mas, vem cá, falar sobre o Chile e não mencionar o Deserto de Atacama é missão impossível. Por isso, o Viagem Sem Escalas jamais deixaria de dar dicas especiais sobre o deserto mais seco do mundo, mas também um dos mais famosos, com suas salinas e termas lado a lado com minas de cobre e gastronomia rica em frutas e temperos.

Mas o Deserto do Atacama é uma área enorme com várias cidades. A dica, por isso, é concentrar o roteiro em San Pedro de Atacama, a 100 quilômetro de Calama (onde tem o aeroporto mais próximo). O ideal para chegar ao deserto é ir de avião até a cidade de Calama. Na praça principal, impossível não se deslumbrar com uma igreja do século XVIII e se divertir no Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, com relíquias dos povos indígenas. Mais infos no site www.sanpedroatacama.com/museo.htm

Mas não é só isso. Nas ruelas, muito artesanto feito pelo povo local. O ideal é se hospedar no Centro da cidade de San Pedro. Uma opção é se hospedar no Hotel Terrantai. Mais informações no site: www.terrantai.com/pt-br .

É possível ainda desfrutar de um rico roteiro gastronômico. Uma boa pedida é ir ao La Franchuteria - peça o croissant! A casa não tem site, mas tem perfil no Facebok. Para uma culinária mais típica, vá ao La Estaka (foto abaixo). Mais infos no site www.laestaka.cl/

E os passeios? Imperdível.

A dica é ir até os Gêiseres de El Tatio, uma das principais atrações do deserto de Atacama. É um campo geotérmico com águas termais. O Viagem Sem Escalas indica a visita já ao amanhecer. Outra opção é visitar a gruta El Azzi, que fica no vale de La Luna, uma área cheia de grutas e - atenção - muitas iguanas.

Outro passeio imperdível é a caminhada por Guatín, mais conhecido como Quebrada de Cardones, próxima aos rios Purifica e Puritana. Neste lugar há uma concentração impressionante de cactos, alguns de até sete metros. Entre os locais que não podem ficar de fora do passeio está o desfiladeiro de Guatín.

Outra dica imperdível é ir até o povoado de Toconao, que fica a quase 40 quilômetros de San Pedro de Atacama, onde é possível comprar as mais variadas lãs e frutas direto de agricultores. É desta pequena cidade que o turista consegue avistar o vulcão Lascar.

Uma dica é pesquisa os seus passeios favoritos com a Desert Adventure. Mais infos no site www.desertadventure.cl

bottom of page