top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Em Alcobaça, um mosteiro

Atualizado: 9 de out. de 2020


O Viagem Sem Escalas aporta hoje em Alcobaça, uma cidade no centro de Portugal, pertinho de Batalha e Fátima. Nossa primeira parada é o Mosteiro de Alcobaça,a primeira obra gótica de Portugal, construída a partir do Século XII. Chegamos lá de carro, já que o local não conta com um eficiente sistema de transporte público. A cidade é pequena, ideal para passar algumas horas. O Mosteiro é patrimônio da Humanidade pela Unesco e fica na Praça Principal. O nome da cidade é simples, pois é lá que passam os Rios Alcoa e Baça.

O mosteiro está sempre cheia de turistas. Só a parte da igreja é gratuita, assim como as missas que podem ser assistidas pelos turistas.

Uma dica é dedicar tempo para a linda Sacristia Nova, que ainda com objetos do século VXI, como o portal e a abóboda do átrio (foto abaixo). Tudo de graça.

Além do enorme pé direito, o mosteiro ainda conta com vários espaços, como o Claustro do Silêncio e a Sala dos Reis. Nesse caso, é preciso comprar ingressos. Custa seis euros. Uma história de amor

Mas fizemos uma descoberta. É lá que estão os túmulos de D.Inês de Castro e D. Pedro. Foi uma linda história de amor proibido. Ele era da família real de Portugal. Ela era nobre galega. Eles se casaram em segredo, após a morte da primeira esposa de D.Pedro. Assim que soube, o pai de D. Pedro mandou matar a espanhola. Mas, quando D. Pedro assumiu o trono mandou colocar o túmulo da amada na igreja e determinou que se tornasse rainha. E hoje eles estão lá, um olhando para o outro...

E não se preocupe, essa linda história é contada em diversos livros, vendidos em lojas ao redor do mosteiro.

Mais infos no site do mosteiro na internet. Clique aqui

Para ver mais dicas de Fátima, clique Aqui.

Para ver mais dicas de Batalha, clique Aqui.

Para ver mais dicas de Lisboa, com roteiros exclusivos, clique Aqui.

bottom of page