• Viagem Sem Escalas

No Alma, de Lisboa

Atualizado: Out 9


No meio do agito do Baixo Chiado, em Lisboa, um canto de paz e deleite gastronômico. Na Rua Anchieta 15, uma porta verde musgo esconde um dos paraísos de Portugal: o restaurante Alma. Premiado com uma estrela Michelin e sob o comando do badalado chef Henrique Sá Pessoa, a casa une os melhores ingredientes de Portugal com referências ao redor do mundo, para criar uma sensação única no paladar dos comensais. Seria uma inspiração pombalina?

E, claro, o chef tem o vinho perfeito para acompanhar esse mistura criativa e estilosa. O Viagem Sem Escalas adorou.

Começamos com um champagne Dellamote tipo brut para abrir o paladar. Para acompanhar, a casa preparou uma supresa para o blog: Que tal experimentar um croquete de tapioca com azeite e maionese de ostra. Vem ainda com um divertido shot de "água de despacho". Para quem não sabe, essa água é uma sopa típica do Alentejo, com pepino e pimentão (abaixo).

Outro snack é tão bonito quanto inusitado: um purê de coentros com vongole (um tipo de molusco) e pimentão assado. Lindo, né?

Repare só na tigela da Serax, marca de louça artesanal da Dinamarca, para trazer aprazíveis gambas da Costa, do Algarve.

Também experimentamos uma deliciosa combinação de pães portugueses, como o de mafra (mais rústico), milho, batata doce e alfarroba, com manteiga de flor de sal defumado com macieira e cerejeira. Pare acompanhar, um azeite do Alentejo. De tirar o fôlego. Para acompanhar, um vinho branco Guru, do Douro, de 2015.

O Viagem Sem Escalas escolheu o menu "Costa a Costa". Começamos com o "Cavala", um escabeche de legumes, caldo de mexilhão e alface do mar.

Depois, experimentamos o polvo assado, com casca de batata, alcaparra e páprica fumada.

Um lombo de tamboril, acompanhado de flor de courgette, caril verde, leite de coco e camarão da costa. Uma explosão de cores.

Para acompanhar, um vinho vermelho Barbeito, da Madeira.

De sobremesa, uma combinação de maçã verde com sorvete de limão. Na hora do doce, que tal um Vermouth Royal, de La Quintinye.

Quer saber mais sobre o Alma? Clique no site oficial do restaurante: www.almalisboa.pt

Quer mais dicas de Lisboa? Veja o roteiro especial que criamos para curtir a capital de Portugal. Clique aqui.

Quer ver as novidades da Tap? Clique aqui