top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Onde comer na ilha de São Miguel

Atualizado: 9 de out. de 2020

A gastronomia nos Açores tem suas peculiaridades que merecem ser experimentadas. Com ingredientes locais e um modo de preparo que só existe ali, no meio do oceano, comer é sim um dos melhores passeios do arquipélago. A lista é capaz de impressionar qualquer chef: manteiga defumada, pão de lêvedo, pickles de beterraba e até orelha de porco. Sim, a alta gastronomia chegou com força nos Açores. Por isso, listamos três paradas obrigatórias para quem gosta de unir viagem e bons pratos.

1- Pedras do Mar

E que tal experimentar queijos dos Açores com abóbora de entrada com um pão de lêvedo, que leva mais de sete horas para ser preparado? No Restaurante do hotel Pedras do Mar, é possível experimentar ainda um pastel de nata salgado feito de massa folhada com recheio de morcela (chorizo de sangue) com um toque de purê de maçã e mostarda. O chef Vítor Melo explica que a ideia dos pratos é criar uma combinação de doce e salgado com sabores únicos dos Açores.

- O Arquipélago conta ainda com vinhos especiais da região, como os de Fenais da Luz, com uvas sauvignon blanc. E por isso há rótulos que só existem aqui e combinam com esses pratos locais. Há peixes da região e cortes de lombos bovinos que combinam com molhos de pimenta da terra, alho e inhame frito (na foto) e uma carne elegante cheia de cores, como nos Açores - destacou o garçom do restaurante. Mais infos no site 2- Restaurante-escola Anfiteatro

E manteiga defumada? O restaurante-escola Anfiteatro, criou uma combinação que une ainda pickles de beterraba, alcatra, o corte mais tradicional da Ilha da Terceira, que é cozido por horas, abóbora e couve lombada (da família do repolho). Na casa, a dica é experimentar os sucos, como os de limão e framboesa, com gengibre. -Os Açores têm sabores únicos. E há ótimos restaurantes. Mas os chefs tem seus segredos, como a manteiga defumada e o pickles de beterraba - disse Maria Melo, gerente da casa. Como sobremesa, que tal um delicioso brownie? Sim, em Açores a alta gastronomia está mais forte que nunca. Mais infos no site

Leia mais

3- Restaurante Areais, do Santa Barbara Resort

Outra dica sensacional é ir até o restaurante Areais, do Santa Barbara Resort, que oferece entradas espetaculares e pratos variados como massas, frutos do mar e japonês. Entre as entradas, que tal pães cheios de tempero com manteiga e alho com um toque de especiarias? Não deixe de apreciar o teppanyaki de camarão. A culinária asiática é um dos fortes da casa. Como entrada principal, não deixe de saborear as deliciosas carnes - de tão macias se desfazem na boca dos comensais. Um espetáculo. Mas se você prefere algo mais leve, opte pelo risoto com vieiras. É espetacular. Como sobremesa, optamos pelas sobremesas - como a torta alemã, que ganhou nova leitura, em um belo copo. Elegante e gostos!

bottom of page