• Viagem Sem Escalas

No ilhéu Vila Franca do Campo

Atualizado: Out 9


Em São Miguel, nos Açores, conta com um lugar espetacular: o ilhéu Vila Franca do Campo, mais conhecido como Anel da Princesa. Ideal para para passar o dia, o local é o típico passeio paradisíaco. O local é resultado de vulcão, hoje inativo, que criou uma piscina natural, onde as pessoas tomam banho de sol e nadam o dia inteiro.

Mas atenção: leve um lanche e desfrute o dia inteiro por lá. Com uma mata preservada, o ilhéu conta até com salva vidas, o que deixa o passeio ainda mais seguro.

Veja o nosso vídeo:

Como chegar

A melhor forma de chegar é estacionar o carro na praia ao lado, chamada da Praia Vinha D’ Areia, também linda, e ir andando até o píer. No píer, a dica é pegar um catamarã do Clube Naval da Vila Franca do Campo. A entrada - de ida e volta - custa 5 euros. O primeiro horário é às 10h e o último horário para voltar à Ilha é às 18h. O trajeto leva de minutos. Por mais 5 euros, é possível alugar um snorkeling para nadar e ver os peixes. É cinematográfico e recomendado. Leia mais: Onde comer na Ilha de São Miguel Veja nosso roteiro pelas Lagoas mais belas da Ilha de São Miguel Veja nosso roteiro por Ponta Delgada, a capital da Ilha de São Miguel É nesse ilhéu que rola também uma competição anual promovido pelo Red Bull, de saltos radicais. A beleza do ilhéu é única. Vale a pena a visita. Entrada da Ilha:

Piscina natural: ideal para nadar o dia inteiro

Ilhéu tem falésias

Banhistas aproveitam o dia para tomar sol

Clube Naval da Vila Franca do Campo oferece transporte para o ilheu a partir do píer ao lado da Praia Vinha D’ Areia. Mais infos no site www.cnvfc.ne

Entenda a história: O ilhéu é resultado de uma erupção submarina e tem sido esculpida por 4000 anos de marés. Tem uma forma circular com cerca de 150 metros de diâmetro e uma pequena passagem. Várias fendas que ligam a bacia ao mar exterior estão espalhadas pelo Ilhéu. Ainda há um rochedo conhecido como Farilhão e tem 32,50 metros de altura.

O “Anel da Princesa” foi classificado como Reserva Natural em três de março de 1983 e é uma área protegida para a gestão de habitats e espécies desde 2008. Está localizada a 500 metros da costa e é considerado uma das Zonas Importantes para as Aves pela organização não-governamental Birdlife Internacional. Legal, não?