• Bruno Rodrigues

Mironga, pelo Centro do Rio


O restaurante Mironga, na Praça Mauá, está com uma deliciosa novidade. Luiz Varejão, dono da casa, convidou o chef Ricardo Lapeyre, da Brasserie Lapeyre, para uma parceria que promete aproximar o melhor da gastronomia francesa do grande público, em um ambiente moderno e descontraído. A partir do dia oito de maio, e durante cinco semanas, Ricardo vai apresentar no Mironga pratos clássicos, como terrines, tartare e o famoso Steak au Poivre. A cada semana será servido um menu diferente. Para coroar a parceria com ainda mais sabores, Rafael Cavalieri, sommelier de cervejas, fará harmonizações com rótulos de três cervejarias cariocas. Tudo isso à beira de um dos cartões postais mais bonitos da cidade, o Museu do Amanhã. O menu harmonizado custa R$ 115,00 com entrada, prato principal e sobremesa e três taças de cerveja.

Para estrear o menu especial, que compreende entrada, prato principal e sobremesa, Ricardo prepara uma deliciosa Terrine, um patê de campagne, à base de carne de porco, fígado de galinha e grãos de pimenta do reino, de sabor suave e ao mesmo tempo marcante. Como prato principal será servido um Steak au poivre, com três fatias de tenro filet mignon, regado por um molho perfumado à base de conhaque e grãos de pimenta do reino, escoltado pela cremosidade irresistível das batatas Dauphine, uma mistura de pate a choux e purê de batatas. Para adoçar o menu, uma Éclair de café. Na segunda semana, o cardápio começa com um saboroso Paté em croute, uma mistura de carne de coelho e pistache envolta em uma crosta de pão feito na casa. Em seguida, o comensal poderá apreciar uma macia Fraldinha com molho béarnaise e batata pont noeuf, um receita clássica francesa de batatas cortadas em palitos grossos, crocantes por fora e macias por dentro. A experiência é finalizada por uma tartelete de limão, feita com uma crocante massa básica de tartelete e amêndoas trituradas, recheada com um levíssimo creme de limão e coberta com merengue francês.

Na terceira semana uma Galantine de pato será servida como entrada. Uma suculenta receita de peixe à la Niçoise, corte de 180 grs de peixe sobre cama de fondue de tomates cozidos lentamente com especiarias, azeitonas e salpicado de legumes, é a estrela do dia. O almoço finaliza com a doçura de uma fantástica tartelete de morangos. Na quarta semana o chef apresenta um apetitoso Steak Tartare, servido com saladinha verde e batata frita de maciez única. O prato principal será um corte especial de carne e para sobremesa Lapayere preparou um delicado crème brulée, com a tradicional crosta de açúcar. E a última semana promete sabores igualmente incríveis: para começar uma macia e cremosa brandade de peixe, como prato principal o chef apresenta a Carbonade Flamande , espécie de guisado de carne meio agridoce e apimentado, com sabor marcante, servida com batatas fritas. E para deixar todos com um sabor de quero mais, um tradicional mil folhas francês encerra esta deliciosa experiência gastronômica. Mais infos no site oficial da casa