top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Um passeio por Girona. Dicas de um roteiro com a Barcelona Bus Turistic

Barcelona, uma das cidades mais famosas da Espanha, tem ótimas opções de bate-volta. Hoje, o Viagem Sem Escalas decidiu conhecer o tour da empresa Barcelona Bus Turistic até a bela cidade medieval de Girona, que serviu de cenário para a série "Game of Thrones" e Figueres, onde está o Teatro-Museu Dalí. É um dia incrível para quem gosta da cultura da mítica região da Catalunha, no leste da Península Ibérica.

O passeio começa cedo, pois a primeira parada é a cidade de Girona, que a cada ano vem recebendo mais e mais visitantes mundo afora. Fundada no ano 79 antes de Cristo, Girona já foi dominada por Ibéricos, Romanos e Visigodos, criando uma atmosfera única de cultura e influências. O passeio em Girona começa com um belo tour guiado pelas ruelas do conservado centro histórico da cidade.

Veja nosso vídeo especial:

Aprecie a Igreja Sant Feliu, de estilo gótico do século XIV e sua bela torre.

Muralhas medievais, igrejas góticas e fortificações te levam a uma viagem ao tempo com um toque medieval, romântico e religioso. O passeio começa na Praça Sant Feliu, onde está uma escultura famosa na região: a Leoa de Girona (abaixo). É tradição beijar o rabo da escultura para poder voltar à cidade, diz a lenda popular.

Olha a ruela

Andando pelas ruelas medievais, a sensação é de voltar no tempo e se deleitar em uma cidade mágica em meio a pontes medievais por onde centenas de anos anteriores havia rios, hoje secos. As muralhas da cidade velha foram construídas pelos militares romanos no século 1 antes de Cristo como forma de proteger a cidade.

Muito medieval

Uma volta ao passado

Outra parada é a Capella de Sant Nicolau (fotos abaixo), do Século XIII, que serviu de cenário para uma das cenas de "Game of Thrones". O tamanho do local, que conta ainda com um claustro, impressiona pelo seu tamanho.

Dentro da capela

Espaço foi usado em Game of Thrones:

Bem perto dali está a oponente Catedral de Girona (fotos abaixo), de arquitetura gótica e romântica do Século 11. A longa escadaria também serviu de cenário para o seriado Game of Thrones. Separe um tempo ainda para andar pelos jardins e seus aposentos no exterior, que revelam uma bela vista da cidade do alto.

A escadaria foi usada em Game of Thrones:

Céu azul

Por dentro da Catedral. Não deixe de entrar em seu interior e conhecer o Museu de Arte de Girona (fotos abaixo), localizado na capela e na sacristia. O bilhete custa apenas dois euros, mas é de graça para Brasileiros. Incrível, não? Assim, é possível entrar na Catedral.

O interior mostra a grandiosa nave gótica, coberta por uma abóbada de arcos diagonais apoiada por grupos de colunas. Aprecie ainda a arte funerária com seus sepulcros de bispos, personagens de famílias reais, condes e artistas.

Enorme

Templo de contemplação

Girona também conta com museus em seu centro histórico. Fomos no lindo Museu da História Judaica (abaixo). O objetivo é divulgar a história do povo judeu na Catalunha durante a Idade Média. Nos andares, é possível ver vestígios da Sinagoga do Chamado de Girona. No local, há uma coleção de peças que mostram a cultura hebraica, com objetos e documentos que remetem à religião,à liturgia e às celebrações. Há também lápides com inscrições hebraicas do cemitério judaico.

Vestígios:

Desça as ruelas estreitas até chegar ao rio Onyar, que atravessa o centro da cidade, cercado por casas com fachadas pintadas em cores que lembram a cidade italiana de Florença (abaixo). É encantador.

O centro histórico de Girona é formado em boa parte por um bairro judeu, criando um labirinto de ruas medievais.

Movimento separatista por todos os lados

É esse rio que divide a parte histórica da cidade nova. Dois lugares são especiais. Um deles é a Rambla de la Llibertat (abaixo), inspirado na Rambla de Barcelona. Cheio de bares, lojas e restaurantes, a via é hoje o coração da nova Girona.

Outro endereço famosa é a Plaça de la Independència (abaixo), em estilo neoclássico e comum a grandes cidades da Europa, com uma praça cercada de construções. O lugar é ideal para sentar e se deleitar com um almoço típico catalão.

Gostou? Saiba tudo do passeio no link do Visit Barcelona com o Barcelona Bus Turistic. O passeio custa 70 euros e ainda inclui visita ao Teatro Museu de Dalí, em Figueres. Click no www.visitbarcelona.com Conheça a nossa visita ao Teatro Museu de Dalí em Figueres. Clique no link do Viagem Sem Escalas.

Quer mais dicas de Barcelona, clique no link www.viagemsemescalas.com/barcelona

Quer mais dicas de Madrid, clique no link www.viagemsemescalas.com/madrid

bottom of page