top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

As cores e sabores da gastronomia de Barcelona com as riquezas do Mediterrâneo e da Catalunha

Atualizado: 9 de out. de 2020


A gastronomia em Barcelona é uma mistura de sabores e cores. A influência francesa às margens do Mediterrâneo e o estilo catalão são capazes de criar uma rica e encantadora união de sabores e cores às famosas tapas na cidade mais criativa da Espanha. Frutos do mar dividem espaço com os famosos molhos de tomates dando requinte especial. O toque francês ganha contornos especiais com os embutidos espanhóis, como o legítimo (e único) jamón.

E tudo com cavas, espumantes típicos da Espanha. Vamos mergulhar nas delícias da Catalunha? O Viagem Sem Escalas listou alguns dos lugares - para variados bolsos - que merecem ser visitados. Mas, atenção, a maioria das casas precisa de reserva, já que são super disputados. Quem aí está com fome?

El Asador de Aranda

A casa foi fundada nos anos de 1960 e está localizada no coração de Barcelona, no bairro de Gràcia. Pratos fortes e saborosos, ingredientes simples e humildes, que respiram o campo, a montanha e o jardim com produtos frescos. Esse é o espírito do espaço, que tem uma decoração intimista das antigas tabernas catalãs. A especialidade desse restaurante catalão é o cordeiro assado em forno de barro (abaixo), que se desfaz na boca. É imperdível.

Como entrada, se deleite com o jamón que pode vir acompanhado de um belo pão feito no próprio restaurante. Uma dica simplesmente incrível é apreciar uma das tapas mais famosas da casa, a Morcilla de burgos e o chorizo.

Mais informações no site www.grupoasadordearanda.net

Barceloneta

O restaurante Barceloneta está localizado no bairro que leva seu nome, à beira mar. O clima descolado de Barceloneta, com sua praia e agito jovem, ganha status de requinte com o que se pode chamar de um restaurante cinco estrelas. A casa, que só trabalha com reservas, tem os peixes como sua especialidade. É hora de desfrutar a cozinha de frutos do mar em seu estado da arte. Na entrada, duas tapas de dar água na boca: torradas com o tradicional molho de tomate (abaixo).

Não deixe de apreciar o peixe do dia. Outra dica é pedir ao chef a surpresa do menu: no nosso caso, ovo com trufas!

Mais informações no site www.restaurantbarceloneta.com

La Barca Del Salamanca

No Porto Olímpico, na zona costeira de Barcelona, que tal um momento de contemplação de frutos do mar. O restaurante La Barca Del Salamanca é mais que um jantar ou almoço. É, de fato, uma experiência cultural. O "evento" começa com o cliente escolhendo na porta do restaurante o que pretende comer. Isso porque peixes, ostras, camarões, caranguejos e lagostas (abaixo) frescas ficam expostas para os comensais. Escolhidos os itens, é hora de apreciar.

Mais informações no site www.labarcadelsalamanca.com

DO

No agito do bairro gótico, que tal degustar a gastronomia tradicional na famosa Praça Real? O restaurante DO é um exemplo de restaurante que reúne excelente opções com preços que chegam a 22 euros.

Com estilo clássico em seu interior e uma sacada com vista para a Praça Real, o restaurante oferece uma seleção de queijos incríveis (acima).

Para quem gosta de massa, não faltam opções. Uma dica é o ravioli com trufas e creme de queijo "idiazàbal" (acima).

Mas é a paella com lagosta (acima) (que sai a 29,50 euros), capaz de servir três pessoas, que rouba a cena. Não deixe de conferir esse espaço encantador.

A sobremesa também chega para fechar o momento com chave de ouro: um incrível doce de chocolate (acima).

Trattoria del Mar

Uma casa com jeitinho italiano e muitas delícias da Espanha especializada em tapas. É assim esse restaurante incrível que fica em uma localização especial: em frente a Igreja de Santa Maria do Mar, templo gótico da cidade.

Aqui o especial é petiscar. E opções não faltam. Comece a experiência com lulas apimentadas (acima).

Batatas rústicas com creme de maionese e alho (abaixo).

E, para completar, um hambúrguer caseiro com batatas (acima) ajudam a fechar o menu do dia. E, tudo, acompanhado de um bom vinho espanhol, claro.

Quer mais dicas de Barcelona? Clique em www.viagemsemescalas.com/barcelona

Quer mais dicas de Madrid? Clique em www.viagemsemescalas.com/madrid

bottom of page