top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Onde comer em Chaves: Biclaque Trajano, o melhor restaurante do Norte de Portugal



No coração do Norte de Portugal, uma joia que encanta os amantes da boa gastronomia: o restaurante Biclaque Trajano. É hora de apreciar sabores únicos com toques de modernidade sem abrir mão da cultura local, famosa pelas carnes, os azeites, os vinhos e os pães.



A inspiração do restaurante revela uma identidade única. A reinvenção dos clássicos locais transporta a todos para uma experiência inesquecível com toque de sofisticação e sabores únicos. É hora de aguçar todos os sentidos, já que a apresentação dos pratos é um capítulo à parte. Não por acaso o restaurante vem atraindo brasileiros, portugueses, franceses e americanos, entre outros. O Biclaque tem um espaço incrível em Ribeira de Pena, no hotel Pena Park.



O nome Biclaque é inspirado no pássaro bico-de-lacre. E Trajano porque o restaurante está localizado na ponte Trajano, a ponte romana mais antiga de Portugal!



Vamos começar pelas entradas, que merecem um post especial,  tamanha a sofisticação dos pratos. Tudo by chef Vitor Hugo. Bicho-Papão: é um couvert especial com pão de massa madre, manteiga aromatizada, azeites virgem-extra e sal-gema. Detalhe: os azeites e a manteiga são especiais de aldeias próximas de Trás-os-Montes. Por isso, o gosto é único!



Não deixe de experimentar os croquetes de pato e maionese de lima. Vêm na medida certa e derretem na boca. Imagina a combinação de presunto de pato curado em citrinos e foccacia. É uma delícia sobretudo pelo contraste dos sabores e da intensidade do presunto e da foccacia:



Para os vegetarianos, os cogumelos de Cerva, com shitake, cebola e espinafres.  Eles também vêm de uma aldeia próxima e são colhidos a mão!



A criatividade fica por conta da alheira de rabo de boi recheada com cogumelos e bola de carnes, que é servida em uma espécie de varal (ou estendal, como é chamado em Portugal). Lindo de ver e de saborear!



Hora de apreciar os pratos principais , que encantam todos os sentido unindo modernidade e tradição com  novas leituras.




O restaurante oferece uma variedade de cortes de carne típicas. A nossa paixão foi o  lombinho de boi, super macio e suculento. Nossa sugestão é combinar com batata bravas e legumes assados. A apresentação do prato enche os olhos.




Mas como nem só de carne vive o homem, a dica é criativo bacalhau do presidente: um bacalhau da Islândia temperado com cebola e camarão, servido em massa folhada. Super conceitual! Amamos!



Para acompanhar, um vinho próprio da casa chamado de Biclaque Origens da Quinta do Poldrado!



As sobremesas também merecem atenção.


O  Irasshaimase é um gelado artesanal de doce de ovos frito com canela!


O Choux  é um mousse de chocolate, com creme praliné de avelã e flor de sal e frutos vermelhos. Parece até uma obra de arte



Comments


bottom of page