top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Tomar: o que fazer na cidade dos templários

Atualizado: 9 de out. de 2022





🇵🇹 A bela cidade de Tomar é uma ótima opção de bate-volta a partir de Lisboa. É na região central de Portugal e está perto de outras cidades igualmente incríveis como Fátima, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora, Nazaré, Caldas da Rainha, Batalha e Alcobaça.





🏘Tomar encanta com suas ruas brancas e cheias de flores. Fomos com o @centerofportugal


Centro de Tomar





👨‍🍳O centro de Tomar encanta com diversos bares e restaurantes e uma arquitetura minuciosamente preservada.




E, claro, não deixe de conhecer o Convento de Cristo





🏘Inspire-se com uma das mais belas praças de calçada Portuguesa com sua belíssima praça da República, é a inspiração perfeita para a descoberta de Tomar.





👏Diz a população local que essa icônicas ruas de Tomar inspiraram o Bairro Alto de Lisboa e Angra do Heroísmo.





✡️Nas ruas de Tomar é visível a influência da cultura judaica. É em Tomar que fica a antiga sinagoga de Sefarad. É uma parada obrigatória.


🚶A cidade é ainda rota para peregrinos que vão até Santiago de Compostela, na Espanha.





☕️Não deixe de fazer muitas fotos na Rua Serpa Pinto (antiga Corredoura, rua principal da cidade), que se localiza o centenário Café Paraíso, agora reconvertido em cenário retrô modernista, o que nos leva a uma viagem dos anos de ouro, nos anos de 1940.





🧐Tomar atrai ainda muitos pessoas atrás de esoterismo.  Isso porque o próprio desenho da cidade corresponde  a um plano esotérico criado por Gualdim Pais, o famoso mestre português da ordem do Templo.





Aqueduto de Pegões


💦Não deixe de visitar o aqueduto de Pegões que impressiona pela sua imensidão. É possível parar para fotos dentro do aqueduto e entender como foi construído esse impressionante sistema de transporte de água.





Igreja de Santa Maria do Olival


🔔Ao redor do Centro de Tomar, a visita a essa bela igreja é parada importante pois é uma referência gótica portuguesa. A igreja tem um  túnel com ligação  ao Castelo Templário de Tomar.  A Igreja de Santa Maria do Olival é classificada como Monumento Nacional desde 1910.





💒A igreja atrai ainda esotéricos por conta da estrela de cinco pontas (cinco  representa a realização). Além disso,  há o oito, número de ouro na aritmética templária: a escadaria tem oito degraus.


Central elétrica





⚡️Às margens do Rio Nabão, não deixe de visitar a antiga central elétrica e entender como a energia era gerada. Ao lado da central elétrica, hoje um museu, é possível visitar ainda uma antiga siderúrgica e conhecer a típica festa dos Tabuleiros, a mais importante da cidade.


Dica





🚗 O ideal é ir de carro. No centro da cidade, há um estacionamento coberto e pago ( na foto acima)


bottom of page