top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Em Tomar, uma visita ao Convento de Cristo

Atualizado: 9 de out. de 2022



🇵🇹 O Viagem Sem Escalas decidiu conhecer um   tesouro de Portugal localizado na área central do país, perto de cidades como Fátima, Nazaré, Batalha, Alcobaça e Batalha.  Trata-se de Tomar,  uma cidade  intimamente ligada à Ordem dos Templários que no século XII  se estabeleceu como recompensa pela ajuda prestada ao 1º rei de Portugal (D. Afonso Henriques) na reconquista cristã do território.





🏰E foi em Tomar que a Ordem dos Templários estabeleceu um marco cultural: o Convento de Cristo, que foi classificado como patrimônio da humanidade  pela Unesco em 1983.




Não por acaso é um dos destinos mais concorridos do Centro de Portugal.





No Convento,  comece pela Porta de Santiago e a Porta do Sol, com acesso ao pátio “Praça de Armas”. É na praça que há  alguns dos símbolos como o Alambor e a Torre de Menagem.





⛪️A estrutura militar da construção foi inspirada nas fortificações do Médio Oriente. Do lado de fora é possível contemplar a Charola, de formato octogonal e o local de oração dos cavaleiros.





🔔As referências arquitetônicas reúnem características do estilo Manuelino, Gótico e Renascentismo.


💒A visita começa já na bilheteria, localizado  dentro da Capela de São Jorge.  É a área mais gótica do convento. A primeira parada já é Claustro do Cemitério, onde estão enterrados  religiosos e cavaleiros da Ordem de Cristo.





🖼Em seguida, há o Claustro da Lavagem, espaço em que se pode observar a área interior do Castelo de Tomar com as ruínas de onde estavam as habitações dos reis de Portugal.


💒Em seguida, há a Igreja Manuelina, dentro da Charola. É um dos espaços mais bonitos do Convento. O espaço é dedicada a Jesus Cristo e Maria e há muitas referências a passagens da Bíblia.





👌Agora é hora de conhecer a parte Renascentista do Convento. As diferenças são visíveis, devido às linhas retas e contornos mais clássicos sem as características  típicas do gótico e manuelino com  referências ao mar e as florestas tropicais. Trata-se do Convento Joanino.





🛏Há ainda o Dormitório do Cruzeiro, com dezenas de quartos onde os religiosos dormiam em clausura. Tem ainda o Calefatório, uma sala que fornecia o aquecimento aos outros quatros.





☪️Tem ainda o Refeitório. E diversos outros claustros - como o da Hospedaria, criado para receber peregrinos,  o da Micha, com a cozinha, a casa do forno e a procuradoria, e  dos Corvos, além da Casa das Talhas, onde o azeite era armazenado. Incrível.





💦Tem ainda a enorme cisterna que recebia a água da chuva para abastecer o convento.   






História: Afonso Henriques  doou aos Cavaleiros do Templo de Jerusalém uma vasta região entre o Mondego e o Tejo. Diz a lenda que, em 1160, os cavaleiros chegados à região escolheram um monte para estabelecer um castelo e o nome que lhe iriam dar: Tomar.



Em 1314, a Ordem do Templo foi extinta devido às perseguições do rei de França, Filipe – o Belo.  Depois,  em 1319, numa nova ordem – a Milícia dos Cavaleiros de Cristo —  aparece  e  apoia Portugal  nas descobertas marítimas dos séculos XV e XVI. Foi quando o espaço quando a construção de um novo convento.






Como chegar: o ideal é ir de carro. Na entrada principal do Convento há um estacionamento. A dica é chegar cedo (antes das 10h) para conseguir uma vaga com tranquilidade.



bottom of page