top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

O caminho para Hana, em Maui, com a Hana Tours of Maui

Atualizado: 9 de out. de 2020

Em Maui, no Havaí, separe um dia da viagem para fazer o chamado “Caminho para Hana” (Road to Hana, como chamam os americanos), cidade localizada no extremo leste da ilha. O passeio, que dura pelo menos umas dez horas, é recheado de visuais incríveis. Que tal? A cidade é considerada o coração do Havaí antigo. Mas, assim como em Haleakalã, é preciso acordar bem cedo. O ideal é começar a aventura por volta das 6h30m. Dirigir nessa parte leste da ilha não é tão simples. A sugestão é contratar outra empresa de excursões diárias. O Viagem Sem Escalas foi fazer esse mítico e popular passeio com a Hana Tours of Maui, cujo passeio leva cerca de dez horas.

Veja nosso vídeo especial:

Paraíso na terra

Mais informações no site oficial da empresa hanatoursofmaui.com

1) Península de Ke‘anae

A primeira parada na estrada que leva a Hana é a Península de Ke‘anae. Cercada por lava escura e irregular, o cenário é ideal para contemplar as ondas que batem contra os rochedos. É preciso cuidado ao andar pelas rochas. No local, há uma igreja de 1856, aberta ao público, chamada Lanakila Ihiihi O Iehova O na Kaua (Sacralidade, Sucesso de Jeová, o Filho de Deus). Acredita-se que a área é uma das mais jovens da ilha, fruto das últimas erupções de Haleakalã. Nos anos 1940, o local foi praticamente destruído por um tsunami, após um terremoto no Alasca.

2) Parque Estadual Pua’a Ka’a

De volta ao ônibus, é hora de apreciar as belas cachoeiras do Parque Estadual Pua’a Ka’a. O local, onde se faz a segunda parada do passeio, é famoso por suas cachoeiras e árvores de eucalipto, chamadas de Rainbow Bark (Eucalyptus deglupta). Aproveite para mergulhar nas águas calmas das piscinas naturais. O ideal é levar um lanche para comer nas áreas de piqueniques.

3) Parque Estadual de Wai’ãnapanapa

A terceira parada é uma das mais bonitas. Trata-se do Parque Estadual de Wai’ãnapanapa, com rochas que parecem ter sido esculpidas pelo homem em meio ao mar, área que já faz parte de Hana. Com uma infraestrutura excelente, é possível estacionar com calma e aproveitar. O verde e o preto criam um contraste único nesse lado de Maui e ajudam a explicar o nome do parque, que em português significa água reluzente.

Não deixe de andar pela pequena caverna da praia que dá acesso ao mar. O espaço é tão grande que conta com um pequeno cemitério e área de camping.

Confira os blow holes, espaços entre as rochas por onde a água do oceano sobe, podendo chegar a metros de altura, como se fosse um gêiser. O parque ainda tem duas cavernas de água doce que se comunicam, formando um pequeno labirinto, onde, diz a lenda, uma rainha teria usado o espaço para se esconder.

4) Cachoeira Wailua

A próxima parada é em uma das maiores cachoeiras da ilha, a Wailua, com 25m de queda d’água. Para observar as cataratas, basta estacionar perto da estrada, a Hana Highway, e se deleitar com a vista. Para chegar mais perto e fazer a foto perfeita, basta seguir por uma pequena trilha.

5) Sete Piscinas Sagradas de ‘Ohe‘o Gulch

Depois, é hora de conhecer as Sete Piscinas Sagradas de ‘Ohe‘o Gulch (ou Kipahulu). Para chegar ao local, com uma bela cachoeira, é preciso seguir por uma das duas trilhas que saem do estacionamento: Kahakai Trail ou a Kuloa Point Trail. No fim da caminhada, que chega a 800m, mais uma vista deslumbrante da interação entre as rochas vulcânicas e o oceano.

6) Rancho de mel

Também paramos para visitar um pequeno rancho que vende mel. O local é incrível. Vale a visita

7) Cânions

Maui também é cercada de cânions. Um dos mais interessantes é Manawainui, que corta uma das estradas da ilha. Como o movimento aqui de carros é quase zero, é possível parar e contemplar a natureza e esses mais de 26m de altura das montanhas.

8) Café e lanche

Faz parte do passeio um parada para um belo café. Fomos no Cafe O'Lei Kihei, que tem um visual incrível do campo de golfe com as montanhas ao fundo. É revigorante. O almoço é delicioso.

Quer mais dicas do Hawaii? Clique aqui

Já pensou em ver o nascer do Sol no vulcão Haleakala com a Valley Isle Excursions e Roberts Hawaii? Clique aqui

Veja nossa experiência no Grand Wailea Resort. Clique aqui

bottom of page