top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Nas Grutas de São Vicente, na Ilha da Madeira

Atualizado: 9 de out. de 2020

Na Ilha da Madeira, que encanta os turistas do mundo todo com a interação entre o mar e as montanhas, que tal fazer uma viagem ao interior da terra? O Viagem Sem Escalas foi até as Grutas de São Vicente para entender como se formou o arquipêlago da Madeira, no meio do Oceano Atlântico. A visita é um dos pontos altos do roteiro pela ilha. O local foi a primeira gruta vulcânica aberta ao público em Portugal.

A visita, sempre com guias, ao local é uma experiência, na verdade. Nas grutas, a visita dura cerca de trinta minutos. Com pequenos lagos em seu interior, as grutas de São Vicente formaram-se a partir de erupções vulcânicas há 890 mil anos na região hoje chamada de Paul da Serra.

Veja nosso vídeo especial:

Na visita ao interior da grutas, nota-se a intensidade da explosão vulcânica e suas imensas galerias de lava. Ao longo do passeio, os turistas andam pelos caminhos percorridos pela lava vulcânica por debaixo da terra.

O caminho do fogo foi tão intenso que criou verdadeiros canais largos e altos, com mais de seis metros de altura e 10 de largura.

Imagina isso tudo cheio de lava?

É possível sentir ainda o cheiro do fogo! Passeio é cheio de mistério

Hoje, estão sendo feito experiências com vinhos, que ficam ali descansando por meses.

Tamanho das grutas impressiona

Além das grutas, o passeio inclui ainda passagem pelo Centro de Vulcanismo, um espaço multimídia que explica de forma interativa como se deu a formação geológica da Madeira. No Centro de vulcanismo, formado por 3 salas e um elevador simulador de terremotos, tem capacidade para cerca de 90 pessoas.

Um enorme telão, com direito a muita tecnologia, este um cinema em 3D, fazem parte do passeio que ajuda a explicar a origem do Sistema Solar.

No Centro de vulcanismo

Chegar ao local é fácil, pois há um estacionamento. Por isso, o ideal é ir de carro. A estrada é super bem sinalizada. Ou seja, impossível se perder. Amamos! Veja também se o seu hotel oferece serviço de passeio para as Grutas. O passeio é imperdível.

Veja nosso roteiro especial pela Ilha da Madeira. Clique aqui

O que fazer em Funchal, na capital da Ilha da Madeira. Clique aqui

bottom of page