top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Passeio no presídio de Alcatraz em San Francisco

Atualizado: 14 de mai. de 2023

A cidade de San Francisco guarda um segredo: um tour até o presídio de Alcatraz.



Para chegar ao presídio, que fica localizado em uma ilha, é necessário ir até o Cais 33. A cidade de San Francisco tem uma série de opções incríveis, como aqui no nosso roteiro especial.



O ideal é comprar o passeio antecipadamente e escolher o horário ideal. Fomos no sunset, o que foi incrível, pois deixou o passeio ainda mais “dramático”.



Para comprar o passeio, é possível comprar através da GoCity. Clique e veja




O San Francisco City Pass também oferece o passeio. Clique e veja



A chegada ao presídio começa com um agradável passeio de barco, com cerca de 15 minutos de duração.



Mas ao se aproximar da ilha, é possível notar os detalhes bucólicos do presídio. A sensação é que a ilha de Alcatraz é praticamente uma mini cidade.



O passeio no presídio envolve a visita nas celas individuais. Algumas contam com gravações e fotos de ex-presidiários conhecidos na ocasião. Alguns dos detentos mais conhecidos foram Al Capone “Scarface”, George “Machine Gun” Kelly ou Robert Straud, “O homem pássaro de Alcatraz”.



“Você tem direito a receber comida, roupa, hospedagem e atendimento médico. Qualquer outra coisa que você receba é um privilégio”. A regra número 5 da Prisão de Alcatraz serve para ter uma ideia de como é a vida na prisão.



Durante a Guerra Civil, a ilha passou a fazer parte do plano de defesa dos Estados Unidos. Mas em 1934, Alcatraz voltou a ser aberta como uma penitenciária federal, uma prisão de segurança máxima para onde foram levados os presos considerados perigosos.



Em 1963, Alcatraz fechou as suas portas definitivamente. A água do mar corroeu as estruturas da prisão e os gastos de manutenção aumentaram excessivamente. A prisão deixou de ser rentável e os prisioneiros foram transferidos para outras instalações penitenciária




O passeio conta com audioguia em diversos idiomas, como português. Ou seja, é possível entender tudo. Você verá as pequenas celas, o refeitório, a biblioteca e também poderá ver o pátio de recreio através de uma pequena janela. E, claro, é possível ver a famosa Golden Gate.



O itinerário também te levará, através do “Bloco D”, às celas de castigo, para onde eram levados os presos com mau comportamento. Ali, eles permaneciam isolados na fria escuridão até chegar, em alguns casos, à loucura.


bottom of page