top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

O que fazer no Pelourinho em Salvador

Atualizado: 9 de out. de 2020


Salve Salve Salvador! Na capital da Bahia, todos os caminhos levam ao Pelourinho. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985, andar pelas ruas de pedra e casas em estilo colonial desse centro histórico te fazem respirar uma atmosfera especial. A música, a capoeira, a gastronomia e as baianas fazem o dia do turista mais alegre e solar.

 

Reserve hotel em Salvador pelo Booking.com com desconto especial de R$ 100. Basta clicar aqui e saber tudo.

 

Viva Salvador. O Pelourinho é o principal cartão-postal Salvador. As casas em estilo colonial cheia de cores e vida são um deleite para quem gosta de apreciar as ruas histórias que durante a época da escravidão ficou marcado pelo local onde os escravos eram castigados.No Pelourinho, não faltam opções turísticas.

A praça central é palco de muita capoeira e baianas sempre apostos para as fotos. O humor e alegria dão o clima para alguns dos locais mais famosos da cidade, como o casarão da Fundação Jorge Amado, a Casa do Olodum e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, a Igreja de São Francisco e a Catedral Basílica.

Lotado de turistas, o Pelourinho conquistou até astros da música mundial, como o cantor Michael Jackson, sempre lembrado com fotos, blusas e cartazes. Tudo à venda em uma das inúmeras lojas. Não deixe de contemplar e, comprar, um dos inúmeros quadros pintados por artistas locais para levar de recordação. É inspirador. Separe pelo menos um dia inteiro para curtir o astral do Centro Histórico.

Na Igreja de São Francisco

Comece o circuito no Pelourinho pela Praça de Santana e se divirta com a baianas. Pose para fotos e experimente o Axé da Bahia. É lá que está a primeira parada: a Igreja de São Francisco, construída entre os século XVII e XVIII e é considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro. Em sua parte frontal, um imponente cruzeiro. Também foi eleito uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

No Largo do Pelourinho

Depois de contemplar e orar, No caminho, contemple a Casa do Olodum. Continue caminhando até chegar ao Largo do Pelourinho (Praça José de Alencar). É essa área central que está o espírito do centro histórico, com a Fundação Jorge Amado. Divirta-se com os músicos da rua e as placas de Michael Jackson. É hora de sentir a verdadeira Bahia. A efervescência cultural toma conta do multicolorido Pelourinho.

Embora hoje as casas coloniais sejam coloridas e recheadas de alegria, o local é marcado por tristeza ao longo da história da escravidão do Brasil. Ali, durante muitos anos, foi o local de suplício, onde os condenados eram expostos, amarrados ao pelourinho, aos olhos dos passantes e à execração pública. A praça foi ainda cenário, em 1996, do videoclipe "They Don't Care About Us", de Michael Jackson.

Na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Não por acaso o Pelourinho tem muitas igrejas. Uma das mais belas construções e parada obrigatória é conhecer a Igreja do Rosário dos Homens Pretos. Considerada a igreja do Pelourinho, que começou a ser construída em 1704, é dedicada à Nossa Senhora do Rosário. Com fachada em estilo rococó e na cor azul, as torres foram concluídas em 1781, junto com a fachada em estilo rococó, pelo mestre Caetano José da Costa. Ela foi erguida pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos do Pelourinho, escravos que só podiam trabalhar na obra em seus momentos de folga.

Nas descobertas do Pelourinho, aprecie a escadaria a Igreja de Santíssimo Sacramento do Passo. A igreja leva este nome devido à sua localização na rua do Passo, que tradicionalmente é o caminho da procissão dos sete passos de Jesus realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, na sexta-feira da paixão. O primeiro passo simbólico dos sete passos de reflexões de Jesus até o calvário é feito em frente à igreja. Por isso, a igreja ficou famosa após aparecer no filme O Pagador de Promessas, em 1962.

A escadaria também aparece no clipe musical The Obvious Child, de Paul Simon com o grupo Olodum. De estilo Neoclássico com detalhes Barrocos, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo é em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (cripta), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro).

No Pelourinho, até hotel vira ponto turístico. É o caso do Pestana Convento do Carmo. Não deixe de fazer uma rápida visita ao local. O sobe e desce do Pelourinho, com suas ladeiras cheias de história te levam até um dos teleféricos (bondinhos) - cuja entrada custa apenas R$ 0,50 - te ajudam a descer tudo e chegar em outro ponto turístico famoso: O mercado Modelo.

Saiba mais sobre nossa aventura em Salvador. Clique em www.viagemsemescalas.com/salvador

bottom of page