top of page
  • Foto do escritorViagem Sem Escalas

Paraty recebe o primeiro Festival de Gastronomia

Atualizado: 9 de out. de 2020

Viva Paraty, no Rio de Janeiro.  As ruas da charmosa cidade história na Região Sul do Estado do Rio ganharão um sabor ainda mais especial com o Festival Gastronômico que chega em sua primeira edição e traz diversas iniciativas na gastronomia, cultura, audivisual e música. O evento, que ocorre entre 24 e 27 de outubro é realizado pelo Polo Gastronômico da cidade, ocupando o calendário da então Folia Gastronômica.  

Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários, curtas entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses, e na Arena Gastronômica na Quadra da Matriz os show-cookings, paneladas e mais shows.  O Viagem Sem Escalas já marcou presença. 

Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes das Plantas Alimentícias Não-Convencionais ganharão destaque. Ele é filho de agricultores, criado em Paraty e sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza.

Na área gastronômica, o evento em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, os produtores locais, os chefs da cidade com cooking-shows e os tradicionais artesãos, valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. “Paraty já realiza grandes eventos no calendário anual e o festival traz ainda mais visibilidade para a cidade. A gastronomia também é parte da engrenagem do turismo e vamos gerar mais renda, movimentar o comércio, empregos temporários, e ainda dar um sabor especial para nossa cidade”, comenta Luciana Marinho, presidente da associação.

Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais. A enorme preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os 4 dias e a coleta seletiva do lixo.

Anote: 

1º Festival Gastronômico de Paraty De 24 A 27 de Outubro 2019

bottom of page